O Instituto Nacional de Estatística (INE) recolhe e publica informação em específico sobre concertos de música em Portugal desde 1979. Neste texto toma-se como referência a série temporal 1979 a 2018. Esta série histórica permite uma aproximação à evolução anual da oferta (sessões), da procura (espectadores) e das receitas provenientes das entradas.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) recolhe e publica informação em específico sobre concertos de música em Portugal desde 1979. Neste texto toma-se como referência a série temporal 1979 a 2018. Esta série histórica permite uma aproximação à evolução anual da oferta (sessões), da procura (espectadores) e das receitas provenientes das entradas.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) recolhe e publica informação em específico sobre concertos de música em Portugal desde 1979. Neste texto toma-se como referência a série temporal 1979 a 2018. Esta série histórica permite uma aproximação à evolução anual da oferta (sessões), da procura (espectadores) e das receitas provenientes das entradas.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) recolhe e publica informação em específico sobre concertos de música em Portugal desde 1979. Neste texto toma-se como referência a série temporal 1979 a 2018. Esta série histórica permite uma aproximação à evolução anual da oferta (sessões), da procura (espectadores) e das receitas provenientes das entradas.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) recolhe e publica informação em específico sobre concertos de música em Portugal desde 1979. Neste texto toma-se como referência a série temporal 1979 a 2018. Esta série histórica permite uma aproximação à evolução anual da oferta (sessões), da procura (espectadores) e das receitas provenientes das entradas.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) recolhe e publica informação em específico sobre concertos de música em Portugal desde 1979. Neste texto toma-se como referência a série temporal 1979 a 2018. Esta série histórica permite uma aproximação à evolução anual da oferta (sessões), da procura (espectadores) e das receitas provenientes das entradas.
Bibliografia
Redes Culturais Nacionais do Ministério da Cultura
A bibliografia recolhida e aqui disponibilizada para as cinco redes culturais nacionais no âmbito da tutela da cultura (RNBP, RPM, RPA, RTCP e RPAC), reflete por um lado a preparação da criação das redes culturais, com trabalhos preparatórios e estudos antecedentes, incluindo programas anteriores à criação da rede e documentos estratégicos no âmbito da sua criação (como fundamentos para o desenvolvimento e gestão) e ainda reflexões conceptuais realizadas em momentos iniciais. Identifica-se também bibliografia referente a fases de implementação das redes culturais, não só com textos de reflexão, mas também dados de apoio sob forma de estatísticas regulares de implementação ou relatórios institucionais. Esta bibliografia reflete não apenas a oferta das redes, mas também as procuras, assim como os agentes envolvidos na sua implementação, dinamização e avaliação, mais desenvolvido em alguns casos que outros, reflexo das dinâmicas temporais evolutivas de cada rede e da atenção que lhe foi prestada em vários contextos - político, administrativo, profissional e académico.
Evidenciam-se diferentes momentos e fases de desenvolvimento e evolução destas redes, que reflete as dinâmicas temporais distintas. Identifica-se, de um modo intensivo, por rede, a bibliografia publicada em Portugal (incluindo as publicações digitais online, sob forma de trabalhos académicos (dissertações de mestrado e teses de doutoramento), artigos científicos e de divulgação, mas também textos reguladores, procurando contribuir para um Estado da Arte que possa ser mobilizado na reflexão sobre o papel das redes de infraestruturas culturais nas políticas culturais em Portugal.
Inclui-se ainda um tópico final com bibliografia geral sobre redes, nacionais ou outras, não específica sobre uma das cinco redes.
A bibliografia apresentada reporta-se ao período temporal de setembro de 2024 e procura-se a sua atualização, em consonância com a realizada para as redes culturais nacionais.
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